Prefeitura e Automaq iniciam curso de máquinas pesadas em São Sebastião do Passé

A primeira aula aconteceu nesta quarta-feira (08/08), no Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães

Ações Especiais
Quinta, 09 de Agosto de 2018.

Na manhã desta quarta-feira (08/08), Prefeitura e Automaq iniciaram a primeira turma do curso de máquinas pesadas promovido em parceria para beneficiar a população sebastianense. A primeira aula aconteceu no Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães e contou com a presença do prefeito Dr. Breno Konrad e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos. Para participar do curso, os cerca de 130 alunos inscritos tiveram 80% do valor da capacitação investido pela Prefeitura.

Os benefícios do curso para os alunos participantes são muitos. É o que explica o instrutor teórico e prático da Automaq, Alex Matos. “Essa parceria feita pelo governo municipal com a Automaq só vem para beneficiar a população. Nós vamos proporcionar ao aluno um certificado reconhecido em todo o país, a carteira de operador, que é essencial, e, além disso, um ano gratuito de inscrição em nosso banco de emprego, onde esses alunos formados aqui serão encaminhados para todas as vagas que surgirem. Parabéns ao secretário Marcelo e do prefeito Breno pela vontade de capacitar a população para o mercado de trabalho”, comentou.

O prefeito Dr. Breno destacou o investimento feito pela Prefeitura para garantir a participação dos sebastianenses no curso. “É uma enorme satisfação estar, através da parceria entre a Prefeitura e a Automaq, onde entramos com 80% do valor do curso, capacitando esses 130 sebastianenses. Muitos profissionais que vêm trabalhar com operação de patrol, escavadeira, entre outras máquinas, aqui na Bahia são de outros estados, e o nosso intuito com esse curso é qualificar a nossa mão de obra sebastianense para colocá-los no mercado de trabalho e assim oferecer uma qualidade de vida melhor a todos”, ressaltou o prefeito.

Ao todo, serão duas turmas: matutino e noturno, com aulas teóricas, no Colégio Luiz Eduardo; e práticas, no Parque Industrial do município. O final do curso está previsto para o próximo domingo (12/08). Os alunos serão certificados e receberão também a carteira de operador de máquinas pesadas. A capacitação permitirá o trabalho com patrol (motoniveladora), pá carregadeira, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, trator agrícola, rolo, empilhadeira elétrica e combustão e máquina bobcat;

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Sebastião do Passé, Marcelo Paranhos, também falou sobre a importância da ação. “Esse curso nasceu da parceria entre a Secretária de Agricultura com a Automaq e total apoio do prefeito Dr. Breno, com o objetivo de qualificar a mão de obra para ofertar ao mercado de trabalho. A gente entende que a capacitação abre portas, porque as empresas estão exigindo profissionais com esse tipo de capacidade para contratação. Pensando nisso, a gente trouxe esse curso para o município com um custo bem abaixo do preço de mercado a fim de gerar oportunidades de trabalho e renda para os nossos munícipes. Desde o início da gestão, trabalhamos em prol de desenvolver o nosso setor rural e a qualificação de pessoas e a promoção de cursos faz parte desse projeto”, avaliou Paranhos.

FORÇA FEMININA

Cleinean dos Santos Alves, moradora do distrito de Banco de Areia, é daquelas mulheres de fibra, que não desistem fácil de alcançar seus sonhos. Única mulher inscrita na turma da manhã, ela falou sobre o desejo de se qualificar para entrar no mercado de trabalho o quanto antes. “Eu ia para Camaçari tomar esse curso, porque já tenho a habilitação D e corro atrás dessa capacitação faz tempo. Quando eu vi essa oportunidade, não pensei duas vezes e disse ‘é agora’. Eu vim para vencer. É ir à frente e pedir a Deus que dê tudo certo”, declarou.

Dona Ana Maria dos Santos, moradora de Maracangalha, também era só alegria com a oportunidade oferecida pela gestão. Ela inscreveu o filho no curso e falou sobre o que espera para o futuro através da capacitação. “É muita alegria. Meu filho estava ansioso para participar, eu vim e paguei a inscrição. Mãe é assim, né? Eu espero que Deus abra as portas e ele consiga um trabalho. A Prefeitura está de nota 10. Jamais teria o valor total que um curso desse custa. Agradeço a Deus e ao prefeito por essa oportunidade”, completou, sorridente.

Texto: Diego Costa