Prefeitura realiza Mutirão da Cidadania em Nazaré de Jacuípe

A ação levou atendimentos em saúde e outros serviços para os moradores do distrito

Terça, 14 de Agosto de 2018.

“Uma ação muito importante não só para os moradores de Jacuípe, mas também para todos que moram nos arredores. Realizar um exame e retirar a documentação perto de casa e ainda de graça é ótimo”. Esse foi o sentimento de Edinice dos Santos, que mora no Estado, localidade próxima ao distrito de Nazaré de Jacuípe, ao participar do Mutirão da Cidadania, ação realizada pela Prefeitura na última sexta-feira (10/08), em frente ao Posto de Saúde Maria Cândida.

O evento contou com a participação do Secretario de Assistência Social, Marcus Alcino, equipe de profissionais das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, Esporte e Lazer e do SINEBAHIA.  Para Patrícia Mateus, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, a ação aproxima ainda mais o trabalho realizado pela gestão Breno Konrad do povo. “Queremos trazer a saúde para ainda mais perto do povo e através da parceria com as demais secretarias trouxemos para Jacuípe, além do atendimento em saúde, diversos serviços que às vezes os moradores têm que ir buscar na sede ou em outras cidades”, disse.

A ação aconteceu durante todo o dia e contou com a intensa participação da população. Foram emitidas gratuitamente vias do RG, CPF, cartão do SUS, além de atendimento médico, odontológico, de enfermagem, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, esclarecimento de dúvidas com a equipe do Bolsa Família, palestras sobre o caramujo e o mosquito da dengue com os Agentes de Endemias, palestra educativa com o NASF sobre sexualidade e a equipe da ADAMOR que também prestigiou o evento mostrando as ações que eles realizam no município, entre outras atividades.

“O Mutirão foi pensado com o intuito de integrar os setores que pertencem a nossa rede de atenção à saúde, onde diversos serviços foram ofertados à população de Nazaré de Jacuípe e adjacências. Só quem ganha com a realização de ações como esta é a população. Essa ação fica como marca na história desse distrito”, declarou a enfermeira e coordenadora do Posto de Saúde de Jacuípe, Marilzete Pimenta.

Entre os moradores beneficiados pelo mutirão, o sentimento era de gratidão. “Ter essa ação aqui foi muito importante, porque não precisei gastar dinheiro para levar minha filha em outra cidade para fazer a carteira de identidade. Ter vários serviços à nossa disposição e atendimentos em saúde é muito bom. Consegui fazer tudo que eu queria”, festejou Valdinéia dos Santos Martins, moradora de Jacuípe.

SERVIÇOS OFERTADOS:

- Exames de Laboratório;

- Consulta Médica;

- Vacinas

- Testes Rápidos HIV, Sífilis e Hepatite;

- Aferição da Pressão e Glicemia;

- Equipe do NASF com palestras Educativas;

- Equipe de Endemias com exposição sobre Dengue e Esquistossomose;

- Unidade Móvel com atendimento Odontológico;

- Emissão da 1ª via do RG (SINEBAHIA);

- Emissão da 1ª via do CPF (Correios);

- Emissão Do Cartão do SUS;

- Aulão de Zumba;

- Equipe da Assistência Social com esclarecimento de dúvidas sobre o Bolsa Família, aula de artesanato, Aula de Kickboxing e Psicólogo.

- Equipe do SAMU;

- Exposição sobre Saúde Bucal;

- Equipe do Meio Ambiente com exposição sobre a Poluição Sonora, Fauna e Flora do município.

Texto: Nara Letícia