Prefeitura realiza formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas-PROERD

Cerca de 260 alunos de escolas da rede municipal receberam o certificado do Programa

Sexta, 24 de Agosto de 2018.

A Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, através do 10º Comando Independente da Polícia Militar, realizou na manhã desta sexta-feira (24/08), na Quadra Mário Cruz, a Formatura do PROERD, ação que tem como objetivo ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para que eles desenvolvam habilidades que permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

Estiveram presentes no ato o prefeito Dr. Breno Konrad, o vice-prefeito Fábio Argolo, a secretária de Educação e Cultura, Márcia Regina Leal, o Sub Comandante da 10ª CIPM de Candeias e o coordenador do PROERD, Capitão Dantas, a soldado e instrutora do PROERD, PM Kríscia, o soldado e instrutor do PROERD, PM Simplício, secretários municipais, o representante do Conselho Municipal de Segurança, Júnior Moura,servidores da Educação, pais e alunos. A abertura contou com a apresentação da Banda de percussão da Escola Nossa Senhora da Conceição.

O sentimento do Prefeito Dr. Breno era de gratidão pela realização do Programa no município. “Só temos a agradecer a Polícia Militar e ao Governo do Estado por essa parceria de sucesso. Um programa que só tende a crescer e a melhorar junto com a Secretaria de Educação e que vem fazendo com que as nossas crianças e jovens se afastem das drogas e também ajude no combate à violência”, disse ele.

Durante o evento os alunos das escolas que participaram do projeto realizaram homenagem aos instrutores do Programa,Soldado Simplício e Soldado Kríscia, com apresentações de música e agradecimentos. “O objetivo principal do Programa é trazer lições, ensinamentos e estratégias para prevenir e orientar nossas crianças sobre o mundo das drogas. Quero agradecer a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e do Prefeito Dr. Breno, por estar incentivando um projeto com essa importância. No final é prazeroso o retorno que a gente tem das crianças”, declarou o Soldado Simplício da 10ª CIPM.

Logo após a composição da mesa pelas autoridades presentes, os alunos que foram destaque durante a realização do projeto foram convocados para a leitura da redação sobre o programa e foram premiados. Os alunos ficaram satisfeitos com a realização do Programa e falaram sobre o que aprenderam. “O Proerd me ensinou muita coisa, as aulas eram divertidas e os Policiais nos orientaram a nunca se envolver com drogas, não fazer bullying, não beber, não fumar, respeitar os outros e ajudar o próximo.Foi muito bom”, disse Luane Santos, da Escola Ezequiel Portugal. Já Luis Henrique, da Escola Luiz Viana, disse que aprendeu coisas novas e a dizer não às drogas. “O Proerd é muito legal porque ensina muitas coisas para as crianças e eu prendi coisa que eu não sabia. Sempre temos que recusar e dizer não quando alguém nos oferecer droga”, completou.

Cerca de 260 alunos das escolas Luis Viana Filho, Ezequiel Portugal e Graciliano Ramos receberam o certificado do Proerd e agora são multiplicadores do Programa. “O projeto atua com crianças e adolescentes dos anos iniciais da 5ª e 7ª e vem reafirmar os valores que são tão importantes para qualquer cidadão. Nada melhor do que as crianças terem dentro das escolas essas noções de cidadania”, afirmou a Secretária de Educação e Cultura, Márcia Regina.

Presente no evento, o vice-prefeito Fábio Argolo avaliou a iniciativa. “Essa é melhor parceria para evitar que as crianças se envolvam com drogas e o Capitão Dantas da 10ª CIPM conseguiu aproximar as crianças, os pais, à família da Polícia Militar através desse Programa. Além de prevenir quanto às drogas, também dá discernimento as crianças para cuidar e valorizar a família, os professores e estou feliz que São Sebastião tenha um projeto como esse que está valendo a pena para as crianças e jovens sebastianenses”, concluiu.

Texto: Nara Letícia