Prefeitura realiza formatura dos cursos promovidos em parceria com o SENAI

110 alunos dos cursos de Elétrica, Pintura e Informática Básica foram certificados

Quinta, 30 de Agosto de 2018.

Nesta quinta-feira (30/08), a Prefeitura realizou as cerimônias de formatura dos alunos beneficiados pelos cursos de Elétrica, Pintura e Informática Básica, promovidos pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o SENAI/Sistema FIEB. O curso de pintor de obras teve carga horária total de 60h, enquanto que o de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão durou 160h, com aulas teóricas e práticas. As aulas foram iniciadas no mês de junho, no Núcleo de Formação Profissional, e beneficiaram cerca de 50 alunos.

“A sensação é de vitória e de mais uma missão cumprida. Mais uma etapa que estamos encerrando com total apoio do nosso prefeito Dr. Breno. Estamos formando hoje trinta alunos no curso de pintor de obras e vinte no curso de eletricista de baixa tensão, qualificando os jovens de São Sebastião do Passé para que eles entrem no mercado de trabalho e possam, assim, melhorar suas vidas”, comemorou o secretário de Assistência Social, Marcus Alcino.

Valdeci Santana, representante do Núcleo de Carreira do SENAI Camaçari, destacou os benefícios da parceria entre o órgão e a Prefeitura para a vida dos jovens formandos. “A nossa parceria com a Prefeitura de São Sebastião do Passé é muito importante, porque através dela podemos proporcionar a esses jovens o início de uma longa carreira que eles terão pela frente. Profissionalizá-los e prepará-los para o mercado de trabalho é muito gratificante e de suma importância para o SENAI e para o município. Enxergo a parceria de forma bastante positiva”, disse ela.

O engenheiro elétrico e instrutor do curso de eletricista de baixa tensão, Alessandro de Jesus, comemorou o fim de um ciclo vitorioso. “Eu fiquei muito feliz e satisfeito com o desempenho dos alunos. É uma área bastante técnica, demanda conhecimento e esforço por parte dos alunos, e a gente fica feliz de chegar ao final do curso atingindo o nosso objetivo maior, que era formar profissionais aptos a atuarem no mercado de trabalho. Os alunos formados hoje poderão gerar o próprio emprego, sendo empreendedores, e trabalhar também na indústria, suprindo a demanda existente no setor”, comentou o professor.

Entre os alunos formandos, o clima era de muita alegria com o recebimento do certificado. “O curso foi ótimo. Agora, com o certificado na mão, espero conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, pontuou o aluno do curso de elétrica, Janderson de Paula, de 18 anos. “Para mim foi uma ótima experiência. Não imaginei que ia gostar tanto como gostei, e agora estou pensando em me aprofundar, fazer um curso técnico ou, quem sabe, um eletrotécnico. Estou muito feliz com a oportunidade de que Prefeitura deu a gente”, completou Amille Aparecida dos Santos, de 28 anos.

“Tive a oportunidade de acompanhar, estar próximo dos alunos, e perceber o quanto eles se empenharam. Foi um grande trabalho que envolveu a gestão municipal, o SENAI, os professores, e hoje podemos festejar o sucesso da ação e a inserção desses jovens no mercado de trabalho”, finalizou o coordenador do Núcleo de Formação Profissional, Diego Costa.

INFORMÁTICA BÁSICA

No turno vespertino, o clima de emoção tomou conta da formatura do curso de informática básica, onde cerca de 60 alunos foram certificados. “Esse curso foi muito importante para mim. Espero que a partir de agora novas portas se abram para mim. Vou em busca do avançado para que eu possa aprender muito mais coisas”, disse Verônica Celestino, de 15 anos.

O instrutor Valtencir Santos fez uma avaliação positiva da realização do curso e da caminhada com os formandos. “Quero ressaltar o comprometimento do município, através do prefeito Breno e do secretário Marcus Alcino, de trazer esses cursos de capacitação para São Sebastião do Passé. A área da informática é muito abrangente, e a gente conseguiu aqui trazer um conteúdo que os alunos podem usar tranquilamente no mercado de trabalho e também no dia a dia. É uma grande satisfação poder contribuir com o município e na vida desses jovens que vieram procurar conhecimento. Esses alunos estão prontos para tomarem um curso avançado e, em seguida, entrarem no mercado de trabalho”, concluiu o professor.

Texto: Diego Costa