Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária é sucesso absoluto

O evento, realizado nos dias 04 e 05 de setembro, garantiu visibilidade e renda aos produtores

Quinta, 06 de Setembro de 2018.

A Feira da Agricultura e Economia Solidária, evento realizado pela Prefeitura nos dias 04 e 05 de setembro, na Praça Coronel Luiz Ventura, foi um sucesso. Uma variedade de produtos fresquinhos vindos das mais variadas partes da zona rural do município,foram expostos em barracas para que a população pudesse conhecer e comprar tudo o que é produzido pelos agricultores familiares de São Sebastião do Passé. O resultado da ação não poderia ser outro: satisfação por parte dos consumidores e alegria ainda maior dos agricultores.

A Feira teve como objetivo principal fomentara produção da zona rural através da comercialização dos produtos e fortalecer a agricultura familiar, oportunizando a geração de trabalho e renda, aquecendo a economia local e incentivando o homem do campo a produzir cada vez mais. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos, comentou sobre a realização da Feira. “É um momento de muita alegria e satisfação, tanto da Secretaria de Agricultura e da gestão do prefeito Dr. Breno quanto dos agricultores familiares. A gente pôde ver no semblante dos agricultores a alegria, a felicidade de trazer a produção das suas propriedades rurais para serem comercializadas aqui no centro da cidade nesse momento de interação. As pessoas também vieram, abraçaram a ideia, participaram, compraram produtos saudáveis e que respeitam a natureza. Esperamos fazer mais eventos como esse ao longo dos meses”, disse Paranhos.

Nas barracas, produtos diversos como frutas, verduras, legumes, flores, queijos e derivados do leite e utensílios artesanais. “Uma iniciativa muito boa. Chegou em boa hora e esperamos que tenha continuidade para podermos mostrar os nossos produtos”, disse Valdemiro Santos (Miro), da localidade de Curió/Massapê. Desempregado há 3 anos, Ivan de Jesus apostou no artesanato como forma de obter renda. Ele também aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Acho muito importante a realização da Feira porque a gente traz os nossos produtos e todos podem conhecer o que é produzido em nossa cidade”, completou.

INCENTIVO E ORIENTAÇÃO

O Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães (CEDLEM) também marcou presença na feira, apresentando o Programa Horta Escolar, que tem como objetivo a difusão da tecnologia através da formação técnica e a segurança alimentar como garantia de alimentos saudáveis na mesa da comunidade sebastianense. Os alunos cuidam da terra, adubam, plantam e colhem os alimentos, que depois são utilizados na escola e distribuídos para os alunos e a comunidade.

Com o objetivo de orientar os agricultores para uma melhor comercialização dos seus produtos, também foram realizadas durante o evento rodas de palestras pela Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF) com os temas comercialização dos produtos agrícolas, certificação da Agricultura Familiar, rótulos e embalagens para armazenamento dos produtos.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) montou um stand sobre os morcegos, com informações importantes sobre os perigos do animal para a saúde humana e a transmissão da raiva.

OUTRAS AÇÕES

Durante a Feira também foi anunciada a adesão do município ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde o Governo do Estado irá realizar a compra de diversos alimentos diretamente das mãos dos produtores do município, fortalecendo a economia local e gerando renda para os agricultores.

A população também contou com corte de cabelo e maquiagem através de stand montado na Praça. Diversos profissionais do município realizaram o serviço gratuitamente.

O município conquistou barracas padronizadas onde foram expostos os produtos durante a Feira, que serão utilizadas na Central de Abastecimento posteriormente para auxiliar na comercialização dos produtos da Agricultura Familiar.

Texto: Diego Costa e Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana