Prefeitura realiza curso de Horticultura para agricultores

Participaram da capacitação produtores de diversas localidades do município

Sexta, 14 de Setembro de 2018.

A Prefeitura realizou em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entre os dias 11, 12 e 13 de setembro, o curso de capacitação em horticultura que teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos agricultores do município e aumentar a sua produtividade.  A capacitação foi realizada pela Engenheira Agrônoma e instrutora do SENAR, Elionara Souza, com aulas teóricas e práticas.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos explicou o objetivo do curso. “A capacitação foi oferecida para que os produtores aprendessem técnicas para aumentar a produtividade e terem uma noção de como trabalhar organicamente. Foram escolhidos para participar do curso os agricultores que já fornecem para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e que vão fornecer para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), afim de que eles aperfeiçoem o conhecimento que já possuem”, explicou Marcelo Paranhos.

Participaram da capacitação agricultores das localidades do Gearí, Montevidinho, Jacaré, km70, Retiro, Brejo Grande, Conceição, Km6. Durantes os dias de curso foram feitas abordagens dos seguintes temas: A importância da agricultura orgânica, o uso indiscriminado de venenos, pesticidas, defensivos agrícolas, a necessidade da produção de alimentos saudáveis e em grande escala, a forma de se cultivar, a importância do consumo de hortaliças para a saúde do ser humano e algumas técnicas que são utilizadas dentro da agricultura orgânica e agroecológica, como o uso de adubos e defensivos naturais.

A aula prática foi realizada na horta da Fazenda Pedacinho do Céu, que fica localizada no km 6, que já realiza a sua produção e fornece para o município.  A Instrutora do SENAR, Elionora Souza, contou sobre a satisfação em ministrar o curso para os agricultores do município. “O curso foi excelente por que a secretaria conseguiu reunir um grupo de pessoas realmente interessadas, são agricultores que já atuam na área e outros que estão participando para aprender. O interesse foi nota 10”, destacou Elionora.

“Achei o curso muito bom, proveitoso, para mim que não tinha muito conhecimento, estou aprendendo coisas novas e vou poder ensinar a outros agricultores. Um incentivo muito bom da Prefeitura que vai contribuir e muito para a nossa produção, para a natureza e para a saúde das pessoas”, comentou Daiane Almeida, agricultora do km 6.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Thiala Rocha