Ações especiais marcam Semana Nacional do Trânsito em São Sebastião do Passé

Programação reuniu atividades nas escolas, blitz educativas e palestras com inspetores da PRF

Sexta, 14 de Setembro de 2018.

A Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), realizou entre os dias 10 e 14 de setembro (segunda a sexta), de forma antecipada, uma série de atividades de conscientização relacionadas à Semana do Trânsito 2018, que teve como tema Nós Somos o Trânsito. As ações ocorreram nos dias 10 e 11 nas escolas do município e foram finalizadas nos dias 13 e 14 na Praça 12 de Outubro. A Prefeitura contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, do SAMU, da Secretaria de Educação do município e da empresa de proteção veicular AproMax Car.

Foram promovidas atividades lúdicas e palestras para as crianças, blitz educativa com os agentes do DMTT para motoristas sebastianenses e palestras no ônibus da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com os inspetores e a coordenadora do SAMU, Débora Abade. Além disso, nesta sexta-feira (14/09), um grande número de pessoas se reuniu na Praça 12 de Outubro para acompanhar uma emocionante ação de simulação de acidente, realizada pela AproMax Car. O objetivo do evento é fazer um alerta sobre os riscos que atitudes como a não utilização do cinto de segurança provocam no dia a dia no trânsito. O prefeito Dr. Breno Konrad, o vice-prefeito Fábio Argolo e a secretária Sintia Ferreira também acompanharam atentamente a simulação.

A secretária de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Sintia Ferreira, explicou como funcionou a Semana Nacional do Trânsito 2018 em São Sebastião do Passé. “A realização da Semana Nacional do Trânsito foi muito importante para o município. Tivemos atividades durante toda a semana, começando com as palestras nas escolas, apresentando às crianças, adolescentes e os jovens a importância da participação de todos para um trânsito seguro. É fundamental inserir a sociedade em iniciativas como essa. Finalizamos a ação com essa simulação de acidente, onde contamos com a parceria da Polícia Militar, do SAMU, dos Bombeiros Civis e para nós é um motivo de grande satisfação contar com essas parcerias e promover esse evento, que, com certeza, já marcou São Sebastião do Passé”, celebrou a secretária.

O prefeito Dr. Breno Konrad destacou a importância da ação para a população sebastianense. “Eu tenho certeza que a mensagem que a Prefeitura buscou passar, de união de forças em busca de um trânsito seguro para todos, ficou gravada na mente de todos que estiveram conosco. Quero aqui agradecer ao povo de São Sebastião do Passé pela participação e a cada um dos nossos parceiros pelo belíssimo evento realizado conosco”, disse o prefeito.

O inspetor da PRF e chefe do Grupo de Educação para o Trânsito e Cidadania da Bahia, Davi Bispo Santos, ressaltou o envolvimento da PRF na ação. “A Polícia Rodoviária Federal trabalha muito na prevenção de acidentes. O nosso foco é a preservação da vida e procuramos fazer isso não somente na parte de fiscalização nas rodovias federais, mas também nos envolvemos nos municípios, nas organizações, nas praças, nas escolas, nas empresas. Onde tiver público que acessa as rodovias, a gente está para fazer esse trabalho de educação para o trânsito. Já com as crianças, utilizamos uma linguagem mais lúdica para fazer com que elas sejam multiplicadoras da informação e fiscalizadora dos adultos”, concluiu o inspetor.

Texto:
Diego Costa