Fórum discute a implantação de Conselho do Idoso em São Sebastião do Passé

O conselho surge para fortalecer as politicas públicas que garantam o direito dos idosos

Sexta, 21 de Setembro de 2018.

A Prefeitura em parceria com a sociedade civil organizada realizou na última quinta-feira (20/09), na Quadra Poliesportiva Mário Cruz, o Fórum para discutir a criação do Conselho Municipal do Idoso. Estiveram presentes no ato o vice-prefeito Fábio Argolo, o secretário de Assistência Social, Marcus Alcino, a secretária de Educação, Márcia Regina Leal, o vereador Banha, o representante do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Bahia (SINDINAP), Nilson Santos Bahia, a representante da Federação das Associações de Aposentados Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (FEASAPEB), Marise Sansão, o chefe de gabinete do deputado estadual José de Arimatéia, Janderson Louvores, a sociedade civil organizada, os servidores municipais e os componentes do grupo Aconchego.

O Fórum teve como objetivo discutir com a sociedade civil e o pode público a necessidade de criação do Conselho Municipal do Idoso no município. O secretário de Assistência Social, Marcus Alcino, falou da satisfação em participar do ato para criação do conselho. “O conselho está se tornando realidade através do fórum, e eu estou muito satisfeito em participar desse momento”, declarou o secretário.

O evento contou com a apresentação do Grupo Aconchego e logo em seguida foram realizadas palestras sobre os seguintes temas: Estatuto do idoso, com Nilson Santos Bahia do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Bahia (SINDINAP), Protagonismo e empoderamento da pessoa Idosa - por um município de todas as idades pela representante da Federação das Associações de Aposentados Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (FEASAPEB), Marise Sansão, e Passos para a Criação do Conselho do Idoso com o chefe de gabinete do deputado estadual José de Arimatéia, Janderson Louvores.

“São Sebastião já está avançado na etapa de criação do Conselho do Idoso. Logo após a criação do conselho, o próximo passo é a criação do Fundo Municipal do Idoso para que possam ser realizadas ações voltadas para a terceira idade. São Sebastião do Passé está de parabéns por criar o conselho que é tão importante para fazer com que o direito do idoso seja realmente garantido”, parabenizou  Janderson Louvores.

O Conselho chega para fortalecer as ações e todas as políticas públicas que o município já oferece para o idoso, ele servirá para deliberar, acompanhar, propor e fiscalizar ações voltadas para a terceira idade. “O ganho é imenso para os idosos por que eles irão se sentir representados, vão ter um espaço onde serão discutidas todas as ações voltadas exclusivamente para eles”, finalizou Lucidalva Ferreira, Assistente Social e coordenadora do CRAS Araçatiba.

Texto: Nara Letícia