Prefeitura inaugura Posto de Saúde no bairro da Jangada

Um sonho antigo da comunidade se tornou realidade

Sexta, 28 de Setembro de 2018.

A Prefeitura realizou na última sexta-feira (28/09), no bairro da jangada, a inauguração do Posto de Saúde da Família Maria Evarista Chagas. Estiveram presentes no ato o prefeito Dr. Breno Konrad, o secretário de Saúde, José Reginaldo, vereadores, servidores municipais e a comunidade em geral.

A população sonhava com um posto na comunidade há muito tempo e para o Prefeito Dr. Breno foi uma satisfação realizar este sonho. “É uma satisfação muito grande realizar a inauguração desse posto, a sensação de dever cumprido, um pedido que a comunidade já fazia há muito tempo e hoje estamos realizando esse sonho”, disse ele.

Na nova unidade de saúde que funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, a população contará com os serviços de consulta médica, atendimento de enfermagem e odontológico, aplicação de vacinas e entrega de medicamentos. Rosemeire dos Santos, moradora da Jangada, falou da importância de ter um posto de Saúde no bairro. “É muito importante ter esse posto aqui no bairro, por que às vezes tínhamos que sair daqui para a sede para um atendimento. Hoje o dia é de muita alegria e de muita felicidade”, contou ela.

“Essa inauguração hoje é um sonho realizado primeiramente pelo prefeito por que ele já queria um posto aqui na Jangada há muito tempo e também para a comunidade que vem pedindo o posto há muito tempo. Para mim como secretário de Saúde é uma alegria participar da realização desse sonho. Creio que a população vai fazer um bom proveito do posto e os profissionais que irão atuar aqui farão um bom trabalho e que daqui para frente a nossa saúde seja cada vez melhor”, declarou o secretário de Saúde, José Reginaldo.

O trabalho do agente comunitário é um elo de ligação entre o Posto de Saúde e a comunidade, para a Agente Comunitária do bairro Gisélia Cruz, uma unidade de Saúde no bairro facilita o trabalho dos agentes. Com um posto de saúde na nossa comunidade fica mais fácil para atuar, podemos trabalhar com prevenção, teremos um retorno mais rápido tanto do médico, como dos enfermeiros e dos técnicos.  Eu creio que o trabalho só vai melhorar, tanto dos agentes como da equipe de Saúde da Família aqui do bairro”, comentou Gisélia.

HOMENAGEM

O posto de Saúde recebeu o nome de uma antiga moradora da localidade chamada Maria Evarista Chagas que faleceu em 1985, mais conhecida como Mariazinha, que auxiliou a comunidade como parteira.

Dona Antônia Maria da Cruz filha da homenageada e demais filhos e parentes participaram da inauguração do Posto. Dona Antônia que representou a mãe durante a entrega da unidade foi só emoção em ver o posto como o nome da mãe dela. “É muita alegria, um prazer muito grande ver essa homenagem a minha mãe. A melhor coisa que o Prefeito fez foi colocar esse posto de saúde aqui, agora temos o médico mais perto para quando a gente precisar”, disse emocionada Dona Antônia Maria da Cruz.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Júnior Estrela