Prefeitura realiza Mutirão de Glaucoma e Catarata na Policlínica Dr. Renílson Rehem

Foram convocados para os exames os pacientes que participaram da ação no ano passado

Terça, 09 de Outubro de 2018.

A Prefeitura realizou nesta terça-feira (09/10), o mutirão de glaucoma e catarata na Policlínica Dr. Renílson Rehem de Souza. A população sebastianense, assim como no primeiro e no segundo mutirão, realizados em julho e novembro do ano passado, teve acesso a exames de pressão ocular, fundoscopia e entrega de colírio gratuita. Na ação também foram convocados para a triagem e encaminhamento para cirurgia os pacientes do município identificados com catarata.

“O mutirão teve como objetivo captar a maioria das pessoas que participaram do primeiro mutirão para dar uma continuidade ao tratamento, onde estamos abarcando os principais problemas visuais, entre eles o glaucoma. Foram convocados também os pacientes com catarata para realização da triagem e encaminhamento para cirurgia a partir do mês de novembro na cidade de Catu”, informou a diretora da Atenção Básica, Patrícia Matheus.

Foram convocados através dos Agentes Comunitários de Saúde os pacientes que participaram do primeiro mutirão, realizado em julho. O atendimento foi iniciado às 07h, onde foram atendidos cerca de 200 pacientes com glaucoma, e a triagem de cerca de 50 pessoas com catarata.

O prefeito Dr. Breno Konrad falou sobre a importância da realização do Mutirão para continuidade e acompanhamento dos pacientes. “Estamos realizando o Mutirão beneficiando quem iniciou o tratamento na primeira edição e a triagem para realização da cirurgia dos pacientes com catarata. Esse acompanhamento é muito importante para garantir que o tratamento dos pacientes seja eficaz. Estamos trabalhando diariamente para que as melhorias na área da saúde aconteçam”, destacou o prefeito.

Os beneficiados com a realização do Mutirão estavam satisfeitos e alegres com a ação, como Maria Jucilene Pereira. “Para mim é muito importante participar desse mutirão, porque estou sem enxergar direito e tendo muita dor de cabeça. Essa iniciativa da Prefeitura foi muito boa porque nem todo mundo pode pagar uma cirurgia de catarata e estar tendo essa oportunidade de graça é muito bom”, disse ela. Já Marilene Regis achou muito boa a ação. “Eu estava precisando muito passar pela consulta porque estou praticamente sem enxergar, quase fui atropelada por isso, e ter a chance de participar desse mutirão para mim é bom demais. Tenho fé em Deus que vou melhorar e muito”, declarou Marilene.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Thiala Rocha