Prefeitura realiza ação de prevenção e combate ao Câncer de Mama

Diversos serviços foram oferecidos à população como forma de alertar sobre a doença

Terça, 16 de Outubro de 2018.

Outubro é o mês de conscientização do Câncer de Mama e para orientar, prevenir e diagnosticar casos da doença, a Prefeitura realizou nessa terça-feira (16/10), na Praça 12 de Outubro, em frente ao Posto de Saúde Péricles Rodrigues, o Dia Rosa. Estiverem presentes na ação o Prefeito Dr. Breno Konrad, o secretário de Saúde, José Reginaldo, profissionais de saúde, alunos e professores da Faculdade Ruy Barbosa e a população em geral.

Foram montados stands para aferição da pressão, glicemia, orientações em saúde, artesanato e embelezamento (CAPS Dr. Gustavo Pinheiro), palestra com os alunos e professores da Faculdade Ruy Barbosa. No Posto de Saúde Péricles Rodrigues houve a realização de ultrassonografia mamária, preventivo, vacinas e testes rápidos. Na Unidade Móvel de Saúde foi realizada a triagem para realização da mamografia, atendimento médico e odontológico.

“O dia hoje foi classificado como Dia Rosa por que Outubro é o mês de conscientização para o combate ao câncer de mama. O objetivo desta ação além de dar a oportunidade para as mulheres realizarem os exames para identificar e prevenir a doença é também para chamar a atenção delas para realização do autoexame e o diagnóstico precoce. A campanha continuará durante o mês de outubro em todas as unidades de saúde. E no dia 26 será realizada a caminhada Rosa para alertar toda a população para o combate à doença”, enfatizou o secretário de saúde.

Professores e estudantes da Faculdade Ruy Barbosa estiveram presentes no evento e realizaram palestras sobre técnicas de primeiros socorros, obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (engasgo), afogamento, parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. Além disso, eles deram apoio nas diversas atividades que foram realizadas.

Para o Prefeito Dr. Breno está é uma ação muito importante para o combate à doença e parabenizou os profissionais envolvidos no Dia Rosa.  “Estamos no Outubro Rosa que é o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, e essa ação vem para reforçar a dedicação que a gestão vem tendo pela saúde dos sebastianenses. Precisamos conscientizar a todos por que a prevenção é a base de tudo e estamos juntos na luta pelo combate ao câncer de mama. Parabenizo todos os profissionais de saúde que estiveram envolvidos nesta ação”, finalizou o Prefeito.

Maria dos Santos, do distrito de Maracangalha ficou feliz com a realização do exame. “Eu achei ótimo. O médico foi muito atencioso, realizei o meu exame e estou muito satisfeita”, disse ela. Já Sandra Almeida, falou da oportunidade da realização dos exames. “Achei a iniciativa do Dia Rosa muito gratificante, pois está dando a oportunidade para nós mulheres realizarmos esses exames”, comentou Sandra.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Júnior Estrela