Ação em combate ao câncer de mama foi realizada no Posto de Saúde Evarista Chagas

O evento fez parte da comemoração do Outubro Rosa estimulando o cuidado entre as mulheres

Quarta, 24 de Outubro de 2018.

“Cuidado entre elas” esse foi o tema proposto para a ação realizada, nesta quarta-feira (24/10), pela Prefeitura na Unidade de Saúde da Família Evarista Chagas, no bairro da Jangada, em comemoração ao Outubro Rosa, mês de combate e prevenção do câncer de mama. O evento contou com a participação da equipe que atua no posto de saúde, no NASF e da comunidade local.

Foram desenvolvidas diversas atividades, como: coleta de preventivo, consulta médica, palestras educativas com psicóloga e nutricionista do NASF, autoexame da mama auriculoterapia (terapia através doa pés), limpeza de pele, corte de cabelo, sobrancelha, maquiagem, manicure e oficina de artesanato com pintura em telha.

Segundo a coordenadora de enfermagem da USF, Rosângela Cervatti, a atividade teve o intuito de conscientizar as mulheres sobre os cuidados com elas e o resgate da autoestima.  “A ação teve como objetivo alcançar as mulheres que ainda não conseguiram se sensibilizar com este momento, que é o Outubro Rosa, intensificando que elas realizem o autoexame das mamas todos os dias, além de tentar fazer o resgate da autoestima mostrando a elas que elas não precisam esperar por ninguém para se cuidar, uma mulher pode dar apoio à outra”, enfatizou a coordenadora.

Foi um momento de reflexão e cuidado para alertar sobre o combate e a prevenção do câncer de mama e do colo de útero com a realização de diversas atividades para elevar a autoestima das mulheres do bairro. “Essa ação é muito importante por que serve para alertar que devemos nos cuidar mais, estimula a nossa autoestima. Achei muito interessante esse trabalho aqui na comunidade”, afirmou Deise dos Santos. Já Rosângela Batista, era só alegria e satisfação com a atividade. “Eu achei tudo muito maravilhoso, espetacular, a equipe é muito boa, são pessoas humanas, que tratam muito bem a gente da comunidade, achei tudo muito bom”, declarou Rosângela.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana