Caminhada encerra as ações do Outubro Rosa no município

Durante o mês diversas ações foram realizadas para a prevenção e o combate à doença

Quinta, 01 de Novembro de 2018.

A Prefeitura realizou diversas ações no mês de outubro como parte do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama.  Como culminância de todas as ações realizadas durante o mês de outubro, foi realizada nesta quarta-feira (31/10) a Caminhada Outubro Rosa, que saiu do Ginásio de Esporte Octávio Brandão percorrendo as avenidas da cidade alertando a todos sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Estiveram presentes na caminhada secretários, servidores municipais, pessoas que venceram a doença e a população em geral. “A caminhada é para alertar toda a população sobre a prevenção e o combate à doença, quanto mais cedo for o diagnóstico maior é a chance de cura. Viemos para a rua para convocar a todos para juntos combatermos o câncer de mama”, enfatizou o secretário.

Durante o mês de outubro várias ações foram realizadas para alertar as mulheres sebastianenses sobre o cuidado que elas devem ter com a saúde e sobre a importância do autoexame.

No dia 16 de outubro foi realizado na Praça 12 de Outubro, em frente ao Posto de Saúde Péricles Rodrigues, o Dia Rosa, onde foram montados stands para aferição da pressão, glicemia, orientações em saúde, artesanato e embelezamento (CAPS Dr. Gustavo Pinheiro), palestra com os alunos e professores da Faculdade Ruy Barbosa. No Posto de Saúde Péricles Rodrigues houve a realização de ultrassonografia mamária, preventivo, vacinas e testes rápidos. Na Unidade Móvel de Saúde foi realizada a triagem para realização da mamografia, atendimento médico e odontológico.

Já no dia 24 de outubro foi realizada na Unidade de Saúde da Família Evarista Chagas, no bairro da Jangada, um dia de cuidado voltado para as mulheres da comunidade com o tema “Cuidado entre elas”, onde foram desenvolvidas diversas atividades, como: coleta de preventivo, consulta médica, palestras educativas com psicóloga e nutricionista do NASF, autoexame da mama auriculoterapia (terapia através doa pés), limpeza de pele, corte de cabelo, sobrancelha, maquiagem, manicure e oficina de artesanato com pintura em telha.

Para o prefeito Dr. Breno Konrad, esse conjunto de ações foi muito importante para que a população se conscientize sobre a doença. “Todas as ações realizadas no Outubro Rosa foram essenciais para alertar a população sobre a doença, pois prevenir e realizar o diagnóstico precoce é importante para o combate à doença. Estamos juntos nessa luta”, declarou o prefeito.

BALANÇO DE ATENDIMENTOS:

USG Mamária: 165;
Mamografia: 169 (sendo 50 realizadas na Cardio Imagem e 119 encaminhadas para realização em Salvador);
Preventivo: 65;
Além disso foi realizada triagem, atendimento médico, aferição da pressão arterial, peso, altura, IMC e Glicemia (HGT);
Teste rápidos: 96.

Texto: Nara Letícia