Alunos sebastianenses participam de solenidade de formatura do PROERD em Lauro de Freitas

O evento também marcou as comemorações pelos 15 anos de existência do Programa Educacional

Sábado, 10 de Novembro de 2018.

São Sebastião do Passé marcou presença na solenidade de formatura de cerca de 2.500 alunos de escolas públicas de Salvador e da Região Metropolitana no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A cerimônia, que também celebrou os 15 anos de existência do projeto desenvolvido pela Polícia Militar, aconteceu na tarde de sexta-feira (09/11), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. O prefeito Dr. Breno Konrad e a Secretaria de Educação Márcia Regina Leal acompanharam as diretoras, professoras e estudantes sebastianenses das quatro escolas participantes do PROERD: Agostinho Amaral, Dr. João Paim, Ezequiel Portugal e Nova Brasília.

O prefeito Dr. Breno destacou o sentimento de poder contribuir com o projeto como gestor municipal. "É uma grande alegria poder vivenciar essa vitória pessoal de cada criança sebastianense formada hoje no PROERD. A Prefeitura, juntamente com a SEDUC, deu todo apoio ao projeto para que os meninos e meninas de nossa cidade pudessem ter essa experiência tão valiosa e enriquecedora. Tenho certeza absoluta que foi um caminho de grandes aprendizados e elas, a partir de agora, estão preparadas para tomarem decisões corretas e seguirem o caminho do bem, longe das drogas e da violência. Parabéns à Polícia Militar na pessoa do Comandante Geral Anselmo Brandão por esse trabalho tão importante realizado em São Sebastião do Passé e em todo território baiano", comentou o prefeito.

A ação tem como foco principal a prevenção das drogas e construção de valores, além da capacitação das crianças e adolescentes para tomada de decisões acertadas. Ao lado do soldado Simplício, a soldado Juliana Krissia Moreira foi uma das formadoras do projeto em São Sebastião do Passé. Ela fez um balanço positivo da experiência com as crianças sebastianenses. "Foi muito valioso. Os alunos participaram ativamente e o nosso objetivo foi alcançado. Eles vão levar eternamente esse aprendizado de dizer não e resistir às drogas e à violência. Foi de grande valia o trabalho feito em conjunto com a Prefeitura de São Sebastião do Passé", destacou.

A Secretária de Educação do município, Márcia Regina de Souza Leal, ressaltou o papel e a importância da SEDUC na realização do PROERD em São Sebastião. "A SEDUC foi uma apoiadora total, porque nós reconhecemos a grandiosidade da missão social do PROERD. Nós tivemos a oportunidade de apoiar o projeto para que nossas crianças tivessem acesso a lições de cidadania, entendendo também a importância da escola e do currículo escolar, e se afastem de vícios sociais, como as drogas e a violência. A primeira formatura foi em agosto e agora estamos concluindo essa segunda turma, cujo as escolas são dos anos iniciais e dos anos finais. Temos muito a agradecer à Polícia Militar por essa ação que agrega ao nosso objetivo de oferecer uma educação sistemática", finalizou Márcia.

Texto e Fotos: Diego Costa