Nova etapa do Mutirão de Glaucoma e Catarata é realizada na Policlínica Renilson Rehem

Cerca de 220 sebastianenses foram beneficiados pela ação

Segunda, 28 de Janeiro de 2019.

Em continuidade ao acompanhamento realizado no mês de outubro de 2018, a Prefeitura realizou nesta segunda-feira (28/01) mais uma importante ação no trabalho de prevenção e cuidados com a saúde dos olhos da população: mutirão de combate ao glaucoma e catarata. Os atendimentos desta nova etapa, realizados na Policlínica Renilson Rehem, beneficiaram cerca de 220 sebastianenses.

O coordenador do mutirão, Jovi Borges, explicou como funcionou o trabalho durante o dia. “Atendemos cerca de 220 pacientes, com aqueles que têm maior risco de cegueira sendo colocados como prioridade. Nós realizamos todos os exames previstos no programa do Ministério da Saúde e fornecemos o colírio para o tratamento de 90 dias. Após esse período, retornamos ao município e repetimos os exames que são necessários para verificar se a doença estabilizou, aumentou ou o nível em que ela está. A depender do grau, mantemos a medicação ou aumentamos para uma medicação mais potente, se for necessário”, disse ele.

O processo foi realizado com muita organização. Na chegada, os pacientes foram recebidos pela equipe da triagem. Logo após, foram realizados os exames para aferição da pressão intraocular e do campo visual e a consulta com o médico, onde foi feito o procedimento de fundoscopia. A etapa final do mutirão foi na farmácia, com a entrega de colírios para uso no período de 90 dias (três meses).

Os sebastianenses que participaram da ação avaliaram muito bem o mutirão. “Eu acho muito importante para a cidade, porque são muitas pessoas que precisam. Trouxe esses dois amigos que estavam com problemas de visão, quase perdendo, e agora com o tratamento o médico está conseguindo recuperar. Já viemos três vezes e eles estão bem melhores. Serviço muito bem feito da Prefeitura, o prefeito e todos que trabalham aqui estão de parabéns”, comentou o sebastianense José Carlos de Lima, de 64 anos. “Eu achei ótimo. Eu não posso ir para Salvador sozinha, tenho que ir acompanhada, e sendo realizado aqui fica mais fácil. Eu estou fazendo o acompanhamento de glaucoma e vou fazer os exames pra saber se tenho catarata. Está tudo organizado e bem direitinho”, completou Maria de Lourdes Mota, de 61 anos.

Texto: Diego Costa