Prefeitura realiza a abertura da Jornada Pedagógica 2019

O tema discutido foi o currículo sob a ótica da BNCC

Quinta, 14 de Fevereiro de 2019.

A abertura da Jornada Pedagógica 2019 aconteceu na manhã desta quinta-feira (14/02), no Colégio Municipal Dr. João Paim. O evento teve como objetivo motivar os profissionais de Educação para o início do ano letivo e discutir o tema proposto, que foi o Currículo Escolar sob a Ótica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Jornada contou com a participação do prefeito Dr. Breno Konrad, o vice-prefeito Fábio Argolo, vereadores, secretários municipais, a palestrante e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Doutora Daniele Freire, professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e assistentes das escolas da Rede Municipal de Ensino, que foram recepcionados com um café da manhã e com o show de Beto da Viola.

O prefeito Dr. Breno destacou a satisfação em realizar a Jornada. “Hoje estamos aqui reunidos com os professores na abertura da Jornada Pedagógica para dar as boas-vindas a todos e fazer a programação para o ano letivo de 2019. É uma satisfação muito grande estar com todos os profissionais de educação da rede municipal, e que juntos possamos trabalhar para oferecer às nossas crianças e adolescentes uma educação de qualidade”, destacou o prefeito.

Durante a Jornada foi discutido o processo de melhorias do currículo com base na BNCC, um tema que vem sendo abordado a nível nacional. Nessa nova proposta o currículo deve ser contextualizado, ressignificado, com os conteúdos ainda mais valorizados. “A jornada pedagógica 2019 vem como mais um momento de abordagem curricular através do que é proposto pela BNCC, uma ferramenta amparada em lei, prevista na Constituição Federal vigente, nos orientando o que vamos ensinar a nossos estudantes com um currículo mais atrativo e mais correspondente com o que nossos alunos precisam aprender para que eles sejam verdadeiramente atuantes no mundo do trabalho, das novas tecnologias, das abordagens culturais”, disse a Secretária de Educação Márcia Regina Leal. A secretaria ainda ressaltou sobre o trabalho que dever ser feito para evitar a evasão escolar. “A evasão ainda é grande e precisamos ter uma atitude muito focada para que os alunos ingressem na escola e permaneçam com sucesso. O sucesso é não evadir, aprender e logo ter aprovação. Precisamos realizar um trabalho intenso do estudo do currículo para erradicar essa dívida social que nos temos que é a evasão escolar”, concluiu ela.

A legislação estipulou um prazo até 2020 para que todas as escolas públicas e privadas do país se ajustem a BNCC. Para a Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Doutora Daniele Freire, é importante essa discussão para trabalhar na perspectiva do compromisso de levar a escola na direção de uma escola pública de qualidade social. “Esse diálogo da Universidade com a educação básica é essencial para cumprir o papel de uma educação de qualidade. A BNCC vem sendo consolidada dentro de muitos debates e muitos emblemas e temos que mesmo nessa dialogicidade entre aquilo que está sendo proposto e aquilo que a gente pode efetivar como prática nas escolas de modo que a gente realmente garanta um efeito na educação pública de forma mais abrangente”, afirmou Daniele.

O vice-prefeito Fábio Argolo também participou do evento. “É uma felicidade estar participando mais uma vez da Jornada Pedagógica, com esses professores que sempre me acolhem com tanto carinho. Desejo uma boa jornada e um bom início de ano letivo para todos os profissionais de educação. Continuarei trabalhando junto com prefeito Dr. Breno para melhorar a qualidade da educação no nosso município”, declarou.

A Jornada tem continuidade nesta sexta-feira (15/02), nas unidades escolares com a elaboração do planejamento escolar de 2019.

Texto: Nara Letícia
Fotos:Gilson Santana