Prefeitura apresenta diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico ao Governo do Estado

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente solicitou suporte da Sihs para dar continuidade à ação

Ações Especiais
Sexta, 22 de Fevereiro de 2019.

Na última terça-feira (19/02), a Prefeitura, representada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos, e pela arquiteta e urbanista Mila Peixoto, apresentou o diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) ao Governo do Estado, em reunião com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Leonardo Góes. Acompanhado por equipe técnica, Paranhos solicitou suporte da Sihs para dar continuidade à execução do plano em São Sebastião do Passé.

O município fez parte de um projeto piloto do Governo do Estado envolvendo cinco cidades – São Sebastião do Passé, Pojuca, Jaguaripe, Vera Cruz e Itaparica –, que oferece apoio técnico da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) na elaboração do PMSB. "Entendemos que a colaboração entre os entes é fundamental para o alcance dos propósitos e, nesse sentido, a contribuição técnica da Sihs pode auxiliar o município na conclusão das etapas", disse Góes.

A fase do diagnóstico é a terceira etapa dos procedimentos para a elaboração do PMSB. "O encontro foi muito produtivo. Tivemos um grande avanço dentro do processo para concluir o Plano, que é uma ferramenta que vai auxiliar bastante no desenvolvimento da nossa cidade. Quero agradecer, em nome do prefeito Dr. Breno, ao secretário Leonardo Góes pela sensibilidade e apoio ao nosso município", destacou Marcelo Paranhos.

Coordenadora geral do plano em São Sebastião do Passé, a arquiteta e urbanista Mila Peixoto explicou a importância da conclusão do PMSB para o município. "O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento essencial de planejamento de ações e projetos futuros relacionados ao meio ambiente e à saúde e para o acesso a recursos públicos estaduais e federais. O plano é participativo, onde todo trabalho de raio-x e diagnóstico foi realizado dentro das comunidades. A reunião na Sihs foi importante para mostrar onde o município avançou e para a continuidade da cooperação técnica. Estamos a dois passos da finalização do plano, podemos dizer que saímos na frente em relação a outros município, e esperamos, com esse apoio da Sihs e também da Embasa, finalizá-lo o mais rápido possível", concluiu Mila.

Texto: Diego Costa, com informações da ASCOM/Sihs
Foto: ASCOM/Sihs