Sebastianenses são beneficiados com Mutirão de Catarata

Os pacientes realizarão a cirurgia no Hospital Dr. Albino Leitão após confirmar o diagnóstico

Sexta, 08 de Março de 2019.

Com o objetivo de detectar os casos existentes de catarata e encaminhar os pacientes para a cirurgia, a Prefeitura realizou nesta sexta-feira (08/03), na Policlínica Renílson Rehen, o Mutirão de Catarata para pessoas com idade a partir de 60 anos.

O Prefeito Dr. Breno Konrad participou da ação. “Estamos realizando o mutirão hoje, beneficiando os sebastianenses com 60 anos ou mais que realizaram o exame para identificar a doença, detectar o problema e encaminhar para realizar a cirurgia no Hospital Dr. Albino Leitão. Essa é uma ação muito importante para garantir que o tratamento dos pacientes com catarata e melhorar a vida da nossa população”, destacou o prefeito.

O primeiro passo foi à triagem, logo em seguida foi realizado o exame de fundoscopia, depois a consulta com o oftalmologista. Os pacientes identificados com a doença serão encaminhados para a cirurgia no centro cirúrgico do Hospital Dr. Albino Leitão. A expectativa é atender 700 pessoas e encaminhar outras 300 para a cirurgia.

Os pacientes beneficiados avaliaram como positivo o mutirão, como ressaltou Roquelina Costa, 61 anos. “Achei a iniciativa muito boa por que tem gente que não pode sair da cidade para realizar uma cirurgia e nesse mutirão a pessoa hoje está fazendo o exame. Isso é muito importante para a gente daqui de São Sebastião, uma maravilha”, disse ela. Moradores da zona rural também participaram do mutirão, como o Sr. Antônio Borges, 68 anos, que achou importante a ação da Prefeitura. “A gente que mora na zona rural tem mais dificuldade para realizar esse tipo de exame, a cirurgia é muito cara e para a gente é muito importante uma ação dessa por parte do governo. Se a nota valesse mil eu dava mil”, declarou ele.

Pacientes que tinham idade menor de 60 anos e possuíam relatório médico com indicação para o exame também foram atendidos. O evento ainda contou com uma palestra sobre alimentação saudável com a psicóloga e nutricionista da equipe do NASF. Além disso, como parte da comemoração do dia Internacional da Mulher, o Prefeito distribuiu rosas para as mulheres que estavam no mutirão.

Texto: Nara Letícia