Prefeitura realiza 1ª Jornada do SUAS em São Sebastião do Passé

O foco da ação é aprimorar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área

Sexta, 15 de Março de 2019.

A Prefeitura realizou, nos dias 14 e 15 de março, a 1ª Jornada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o tema “Um olhar completo sobre a Assistência Social”, o evento teve como principal objetivo promover o aprimoramento da gestão do trabalho, qualificando o trabalho técnico social com as famílias atendidas e acompanhadas pelos equipamentos socioassistencias.

A abertura da Jornada aconteceu na quinta-feira (14/03), na Câmara de Vereadores, e contou com a presença do prefeito Dr. Breno Konrad, do vice-prefeito Fábio Argolo, vereadores, secretários municipais, técnicos sociais, trabalhadores e gestores do SUAS e representantes de Conselhos de Direitos. A pedagoga e técnica da gestão do SUAS no Governo do Estado, Laura Bamberg, que realizou a palestra “A centralidade nos processos de trabalho e do aprimoramento da prática profissional: possibilidades e limites”. “Os trabalhadores são a tecnologia do Sistema Único de Assistência Social, pois trabalham com relacionamentos, família, sociedade. Ele é o profissional que vê o que está por dentro das famílias, as dores, as vulnerabilidades, a violência intrafamiliar, então esse profissional capacitado, aprimorado, qualifica os serviços ofertados aos usuários da Assistência Social”, disse a palestrante.

O prefeito Dr. Breno agradeceu a parceria com o Governo do Estado para a realização do evento. “Agradeço o apoio do Governador Rui Costa para a realização dessa primeira edição da Jornada do SUAS, realizada através da parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia. Essa ação vem para fortalecer o trabalho desenvolvido pelos técnicos do SUAS e da Secretaria de Assistência Social e, assim, nos ajudar a fazer muito mais pelo povo de São Sebastião do Passé”, ressaltou o prefeito.

Nesta sexta-feira (15/03), no auditório da COOMAP, a programação teve continuidade com as oficinas, onde as seguintes temáticas foram abordadas: proteção básica, bolsa família, serviço de convivência, primeira infância no SUAS, medidas sócio educativas, entre outros temas. A secretária de Assistência Social, Sintia Ferreira, falou da satisfação em realizar a Jornada. “Estamos felizes com essa oportunidade de capacitar os trabalhadores do SUAS para que eles ofereçam aos usuários da Assistência Social um atendimento de qualidade. Agradeço ao prefeito, que nos deu todo o apoio para a realização dessa Jornada, que vem com um olhar técnico para que, a partir daqui, todos os trabalhadores do SUAS possam dar o melhor para a nossa população”, declarou Sintia.

A Jornada também serve como reafirmação nos marcos legais, a  Lei Orgânica  da  Assistência  Social (LOAS),  a Política  Nacional  da  Assistência  Social (PNAS/2004),  a  Norma  Operacional  Básica  de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS/2006) e  a  Norma  Operacional  Básica  do  SUAS (NOB/SUAS/2012), e  outras  normativas  que refletem, portanto, esforços das instâncias comprometidas  com  a  “desprecarização”  do trabalho  e  com  a  profissionalização  da Assistência Social no país.

O vice-prefeito Fábio Argolo avaliou a iniciativa. “Para mim é muito importante uma ação como essa, que está dando uma atenção especial aos trabalhadores da Assistência Social para que possam, através da qualificação, oferecer uma serviço de qualidade a todos àqueles que necessitam do serviço público nessa área. Um momento único que estamos vivendo no nosso município”, concluiu Argolo.

Texto: Nara Letícia