Prefeitura vai iniciar Campanha de Vacinação contra a Influenza

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários

Terça, 02 de Abril de 2019.

A Prefeitura vai iniciar a Campanha de Vacinação contra a Influenza no dia 10/04. A ação preventiva, realizada em todo o país, vai até o dia 31 de maio nos postos de saúde do município e tem como propósito reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil. O “Dia D” da Campanha de Vacinação é 04 de maio.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Nádja Naira, a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação. “A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A meta é imunizar os sebastianenses que pertencem aos grupos prioritários (90% em todos os grupos)”, comentou Nadja.

Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde e reúnem pessoas que têm direito à vacina. São eles: crianças a partir de 06 meses e menor de 06 anos, pessoas com 60 anos ou mais; gestantes em qualquer período gestacional, puérperas até 45 dias (mulheres que tiveram filho até 45 dias pós o parto); pessoas portadoras de doenças crônicas, professores e profissionais de Saúde.

Os pacientes portadores de doenças crônicas, que não forem se vacinar nos seus postos de referência terão que levar uma prescrição médica receitando a vacina. Estarão disponíveis também as demais vacinas para atualização do cartão de vacina.

TRANSMISSÃO

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o vírus direto a boca, olhos e nariz.

CUIDADOS

Lavar as mãos, utilizar o álcool em gel, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Quem está doente deve proteger boca e nariz ao espirrar com lenços descartáveis.

Texto: Nara Letícia