Prefeitura realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde

Durante o evento foram discutidas e elaboradas propostas para o avanço na Saúde

Quinta, 25 de Abril de 2019.

Com o objetivo de mobilizar e estabelecer diálogos entre a sociedade e a população do direito à saúde e em defesa do SUS, a Prefeitura realizou na quinta-feira (25/04), no auditório da COOMAP, a 7ª Conferência Municipal de Saúde que teve como tema: Saúde e Democracia: Prefeitura e População unidas por mais saúde. Estiveram presentes no ato o prefeito Dr. Breno Konrad, o vice-prefeito Fábio Argolo, o secretário de Saúde, José Reginaldo Silva, vereadores,  secretários municipais, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimunda Santana, as Apoiadoras Institucionais da Diretoria da Atenção Básica da SESAB, Françoise Oliveira e Janaína Cardoso, o enfermeiro e coordenador do Programa Mais Médicos, Emerson Garcia, a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários e de Endemias (SIDRACSII), Ediméia Gonçalves, servidores municipais e a população.

A Conferência é parte de um processo amplo de diálogo entre a gestão municipal e a população para avaliar a situação da saúde, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PAA e dos planos municipais, estaduais e nacionais de saúde. “A conferência tem como objetivo discutir as politicas públicas para a saúde onde os usuários precisam ter conhecimento dos seus devidos direitos e deveres para com a saúde. Espero que hoje a gente consiga avançar em algumas demandas para que tenhamos uma saúde pública de qualidade para todos os sebastianenses”, disse Raimunda.

“Esse é um momento importante e marcante para o nosso município por que é na conferência através dos representantes legais da comunidade e os delegados inscritos que os problemas são levantados e discutidos para depois serem votadas e inseridas no planejamento da gestão. Esse momento é muito significativo, pois é através de uma gestão participativa que ouvimos a população para identificar as deficiências e problemáticas na saúde para o governo executar”, comentou o secretário de Saúde, José Reginaldo Silva.

Além de reafirmar o papel da saúde, o encontro teve como intuito fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade sebastianense em todas as etapas. Para o prefeito Dr. Breno esse momento de diálogo com a população é fundamental. “Nada é mais democrático do que discutir com o povo e a sociedade para projetar o futuro da saúde na nossa cidade. Essa é a grande vantagem da conferência, elaborar as propostas para o planejamento dos próximos anos e discutir com o povo as reais necessidades do SUS que é o nosso Sistema Único de Saúde nacional, o maior convênio do mundo, para aprimorar e fortalecer a saúde no nosso município”, concluiu o prefeito.

Pela manhã ouve a abertura da Conferência com a composição da mesa, a leitura do regimento interno e a palestra sobre “Saúde e Democracia” realizada por Emerson Garcia que falou um pouco sobre o tema. “Democracia é importante em qualquer segmento da sociedade e ela se constrói ao longo da história, e, o Brasil é um país que opta por uma democracia participativa, ela é feita e construída pelo povo. As decisões devem ser tomadas a partir do momento que elas surgem das necessidades da população. Por isso, a Conferência é um espaço democrático aonde vamos buscar junto com a população as melhorias sociais para o acesso de todos á saúde”, enfatizou ele.

Durante a tarde foram debatidos através dos eixos temáticos: saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento do SUS. Além disso, foram validadas as diretrizes e propostas levantadas, realizada a plenária final e a eleição dos delegados que irão participar da Conferência Estadual. “Esse momento é importante para o nosso município, para discutirmos junto com a população as propostas, para que elas possam ser executadas e todos possam ter acesso a uma saúde de qualidade”, completou o vice-prefeito.

A Agente Comunitária de Saúde, Fátima Ferreira, comentou sobre a importância desse espaço de discussão entre a sociedade e o governo. “A conferência é importante para discutirmos as nossas problemáticas, para que elas possam ser levadas para a Conferência Estadual e Nacional e obter mais ganhos para a nossa saúde”, concluiu ela.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana