Reunião da Unidade Gestora do Projeto de Reabilitação Florestal é realizada no município

O encontro serviu para mostrar o andamento das atividades e definir as datas das próximas reuniões

Agricultura
Quinta, 09 de Maio de 2019.

São Sebastião do Passé recebeu na manhã desta quinta-feira (09/05), na Câmara de vereadores, a equipe das Unidades Gestoras que acompanham a execução do Projeto de Reabilitação Florestal de Áreas de Preservação Permanente dos Rios Joanes e Jacuípe para mais uma reunião onde foi mostrado o andamento dos projetos  e a metodologia de trabalhos das novas etapas.

O evento reuniu o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Sebastião do Passé, Marcelo Paranhos, representantes de entidades de defesa do Meio Ambiente participantes do projeto, técnicos da SEAMA, agricultores e assentados do município e representantes do poder público e sociedade civil dos municípios baianos que serão contemplados pela ação como: Candeias, Dias d’Ávila, São Sebastião do Passé e Simões Filho entre outros.

O projeto tem como objetivo revitalizar as nascentes e recuperar a mata ciliar dos rios Joanes e Jacuípe para que elas voltem a produzir um volume de água satisfatório. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos, comentou sobre essa nova etapa. “Já estamos na segunda fase do projeto, e nessa reunião vamos discutir qual vai ser a metodologia de trabalho a ser utilizada para realizar a recuperação das áreas já mapeadas", contou o secretário.

Em São Sebastião do Passé inicialmente serão contemplados com os estudos para a recuperação das nascentes os assentamentos: Paulo Jackson, Panema e Rainha dos Anjos que ambos tem nascentes do Rio Jacuípe. O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lafayete Luz, falou um pouco sobre como será realizada a próxima etapa. “Nesse primeiro momento foi feita uma análise técnica da bacia de todas as  áreas potenciais para a produção de água. Estamos indo nas comunidades e assentamentos que foram identificadas ao longo das reuniões da UGP e nos contatos com as prefeituras, agora a  parte social irá conversar com a comunidade para explicar o projeto e os objetivos para dar continuidade à recuperação”, declarou o professor.

Durante a reunião foi realizada uma palestra informativa sobre a hidrologia de florestas e o processo de produção de água, ministrada pelo professor da UFBA, Lafayete Luz, além de um relato dos trabalhos já realizados pela UFBA na etapa dos projetos e a escolha do local e data da próxima reunião da UGP. O professor ainda falou sobre a importância do projeto de revitalização florestal. “O Projeto vem no sentido de nos alertar sobre a necessidade de fazer as coisas diferentes, precisamos reflorestar para no futuro termos árvores. Precisamos reverter esse processo de degradação e partir para a recuperação. Se quisermos água no futuro temos que plantar árvore agora”, concluiu Lafayete.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana