Produtores rurais do município participam de capacitação sobre a cadeia produtiva do leite

O treinamento é realizado por profissionais do Programa Pro-Senar Leite

Agricultura
Quinta, 16 de Maio de 2019.

O Sindicato dos Produtores Rurais de São Sebastião do Passé, em parceria com o Sistema FAEB/SENAR e apoio da Prefeitura, está realizando a capacitando dos produtores de leite de São Sebastião do Passé através do Programa Pro-Senar Leite. Durante os dias 14 e 15 de maio, os produtores participaram de capacitação sobre a "Higiene da ordenha e qualidade do leite".

A  aula teórica aconteceu no salão do Hotel Plaza e as aulas práticas nas fazendas dos produtores rurais. “Esse tema é extremamente importante por que estamos tratando de saúde pública. O leite é extremamente rico em nutrientes tanto para nos humanos como para os bezerros, então temos que ter um controle da qualidade desse alimento. É muito importante a gente disseminar a questão da higienização durante a ordenha para obtermos um produto de qualidade”, enfatizou a médica veterinária e instrutora do SENAR, Fernanda Tavares.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos, comentou sobre a capacitação.  “Estamos tendo a oportunidade de participar de uma ação que surgiu de uma parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de São Sebastião do Passé e o SENAR, como o apoio da Prefeitura, através da reestruturação do sindicato, por que entendemos que ele é a ferramenta para o desenvolvimento do setor rural no município, e hoje estamos colhendo o fruto desse trabalho e quero agradecer ao FAEB/SENAR, a todos que acreditaram nessa ideia e que estão abraçando o projeto Pro-Senar Leite, onde 20 produtores rurais estão sendo capacitados na cadeia produtiva do leite com a intenção de desenvolver suas propriedades tanto na parte zootécnica como na parte financeira de gestão dos seus empreendimentos rurais, com isso estaremos gerando progresso para o município, trabalho e renda para o setor rural e fortalecendo a economia local", conclui o secretário.

Os produtores que participaram das atividades estavam otimistas e acharam a capacitação muito importante para o avanço do setor. “Agradeço o apoio da Prefeitura juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais por estar incentivando os produtores a aumentar a sua produção, isso é muito bom para recuperar a bacia leiteira do município”, disse Ubiratan Guedes, proprietário da fazenda Ouro Negro. Já Jenner Rocha, falou sobre o benefício para o aumento da produção do leite. “Essa iniciativa é interessante por que nós produzíamos, mas não tínhamos a orientação, a partir do momento que temos essa ajuda, tanto na parte veterinária como na parte das terras teremos o aumento da produtividade e a diminuição dos custos”, contou ele.

Texto: Nara Letícia