I Casamento Comunitário realizado pela Prefeitura é um sucesso

Cerca de 30 casais das áreas de abrangência dos CRAS Alegre e Araçatiba oficializaram a união

Sexta, 17 de Maio de 2019.

“Eu estou muito feliz com essa ação da Prefeitura que proporcionou para nós esse momento tão especial. Era o meu sonho casar e agora ele está sendo realizado e eu estou felicíssima”, esse era o sentimento de Maria da Paz Reis, uma das noivas do I Casamento Comunitário realizado Prefeitura em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário e Cartório Civil de Pessoas Naturais, na última quinta-feira (16 de maio), no Cerimonial Ventura.

Foi uma linda festa preparada especialmente para os casais que contou com a presença do prefeito Dr. Breno Konrad, do vice-prefeito, Fábio Argolo, da Secretária de Assistência Social, Sintia Ferreira, do representante do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, Marcos Oliveira Gaia Nina, do Juiz de Paz, Jean Luiz dos Santos Xavier, secretários e servidores municipais, os noivos e seus familiares. A cantora Laura Gazielle também esteve presente e realizou um belíssimo show durante a cerimônia.

Para o prefeito Dr. Breno Konrad, o sentimento era de alegria em poder realizar o sonho de tantas famílias. “É uma satisfação muito grande poder estar realizando o sonho de vários sebastianenses. Pela primeira vez, estamos realizando em São Sebastião do Passé o casamento comunitário em parceria com o judiciário. Estou muito feliz em poder legalizar a vida dessas pessoas, muitas delas que já viviam numa união estável. Essa é mais uma marca da nossa gestão, ajudar aquelas pessoas que mais precisam. Quero parabenizar a Secretária de Assistência Social, o Judiciário e todas as pessoas envolvidas nessa belíssima ação”, declarou o prefeito.

O I Casamento Comunitário oficializou a união de cerca de 30 casais das áreas de abrangência dos CRAS Alegre e Araçatiba, que por um motivo ou outro, não puderam realizar esse sonho antes. “É uma alegria estarmos aqui hoje realizando o sonho de diversas famílias, homens e mulheres. Ver a alegria no rosto de cada noivo e noiva é uma honra para nós da Secretaria de Assistência Social. Através da parceria com o Cartório Civil de Pessoas, o Poder judiciário e o Ministério Público estamos proporcionando para esse casais que fazem parte dos grupos de convivência do CRAS Alegre e Araçatiba esse momento que é único”, comentou a Secretária.

O casamento realizado através de uma união civil assegura aos casais os seus direitos civis e sociais, além de fortalecer os vínculos familiares e a função protetiva da família. “Estamos aqui realizando o principal proposto do registro civil que é trazer cidadania para a população sebastianense, e para a gente é uma satisfação muito grande poder participar desse evento tão bonito e organizado. Muitos desses casais que já vivem juntos há anos estão tendo a oportunidade graças a esse esforço da Prefeitura em poder regularizar a sua situação. A partir de agora com a união oficializada esses casais que estão junto há muito tempo vão ter proteção integral do estado com reconhecimento de direito da situação deles”, explicou representante do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, Marcos Oliveira Gaia Nina.

Os noivos estavam felizes e satisfeitos em poder regularizar a união através do Casamento Comunitário como, Milena dos Santos Ferreira. “Não tínhamos condições de casar, surgiu esse evento através do CRAS e nós resolvemos participar. Estou muito feliz, foi uma ótima iniciativa do Prefeito”, disse ela. Já Sérgio Roberto, falou da felicidade em realizar o sonho de casar. “Eu não tenho nem palavras, a gente estava tentando casar, mas não tinha condições, mas graças a Deus apareceu essa oportunidade. Estou muito feliz em poder realizar esse sonho”, enfatizou Sérgio. Simone da Silva contou sobre a felicidade em poder participar do casamento comunitário. “Estou muito feliz, por que eu convivo com meu noivo há 15 anos e estávamos tentando casar e infelizmente ele estava desempregado. Quero agradecer a Deus que permitiu que a gente pudesse estar aqui hoje, a Prefeitura e a Dr. Breno por ele ter dado essa oportunidade a nós dois. Estou muito feliz e agradecida”, finalizou Simone.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana/Abimael Miranda/Luanne Ribeiro