Sindicato Rural realiza palestra sobre vacinação contra zoonoses com o apoio da Prefeitura

Conscientizar os produtores sobre a vacinação e os cuidados com o rebanho foi o foco da ação

Quarta, 22 de Maio de 2019.

Com o apoio da Prefeitura, o Sindicato Rural de São Sebastião do Passé realizou na manhã desta quarta-feira (22/05), na Câmara de Vereadores, a Palestra sobre Vacinação Contra Zoonoses (brucelose, aftosa e raiva) para produtores rurais do município. O objetivo da ação foi conscientizar os produtores sobre a importância da vacinação e dos cuidados com o rebanho.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos, comentou sobre a realização da palestra. “Essa é mais uma ação desenvolvida através da parceria entre a Prefeitura e o Sindicato Rural de São Sebastião do Passé, e dessa vez com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), falando sobre a importância da vacinação dos animais na prevenção dessas zoonoses. É muito importante que os produtores rurais estejam antenados quanto a isso para preservar o seu rebanho”, explicou o secretário.

Durante a palestra foram abordados os temas relacionados à vacinação, como o índice vacinal no município e as doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem, como a brucelose, aftosa e a raiva. “Temos que conscientizar o produtor rural da necessidade da vacinação e mostrar o que o sindicato pode fazer para auxiliá-los nesse processo”, disse o presidente do Sindicato Rural de São Sebastião do Passé, Edson Souza.

A Coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (ADAB), Luciana Ávila, explicou a palestra. “Falamos sobre as zoonoses e os cuidados que devemos ter para fazer vacinação dos animais de forma segura. A preocupação desse controle nos rebanhos é para impedirmos ou tentarmos diminuir o prejuízo de contaminação tanto para os animais como para o ser humano, então o papel do produtor é fundamental”, alertou a coordenadora.

Texto: Nara Letícia