Prefeitura realiza Seminário sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Trabalho Rural

Ação visa orientar os agricultores para evitar doenças e acidentes de trabalho

Agricultura
Quinta, 30 de Maio de 2019.

Com o objetivo de dimensionar os efeitos do trabalho rural e evitar doenças e acidentes no campo e na cidade, a Prefeitura realizou, juntamente com a Fundacentro e o Inema, nos dias 29 e 30 de maio, o Seminário Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Trabalho Rural e Urbano de São Sebastião do Passé, com palestras e visita técnica à zona rural. O público-alvo da ação foram profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, gestores de instituições governamentais, associações, sindicatos de trabalhadores rurais e urbanos.

Representante da área de acidentes e doenças na área rural da Fundacentro (órgão de estudo e pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego), Armando Xavier Filho comentou sobre o evento. “Discutimos nesse seminário os acidentes e as doenças no trabalho na área rural, principalmente para o agricultor familiar, como a questão do veneno, das picadas de cobra e os acidentes de trajeto. A parte mais importante foi a visita técnica no Assentamento Retiro onde fizemos biofertilizantes (adubação boa) e aplicação do uso da urina da vaca e da manipueira. É uma ação que vai trazer muita informação para os produtores e agricultores da região”, explicou ele.

Durante o dia 29 de maio foram realizadas palestras no auditório da COOMAP, além da exibição do filme Casa de Farinha e mesa redonda com debates e perguntas sobre acidentes e doenças do trabalho rural x agroecologia. O prefeito Dr. Breno Konrad avaliou a ação. “É uma satisfação muito grande ter todos esses trabalhadores rurais reunidos nesses dois dias de Seminário promovido pela Prefeitura, Inema e Fundacentro, discutindo a saúde e a segurança do trabalhador rural. É muito importante poder contribuir com aquelas pessoas que mais precisam”, comentou o prefeito.

No dia 30 de maio, foi realizada visita técnica no Acampamento do Retiro onde foram realizadas diversas atividades práticas com os agricultores, além de visita a casa de farinha para levantamento de riscos e avaliação dos impactos ambientais no acampamento. “Esse evento trouxe informação aos agricultores, trabalhadores rurais e pessoas que vivem na zona rural, para que eles tenham uma consciência ambiental no intuito de continuar preservando e produzindo de uma forma agroecológica, viável e correta”, concluiu o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos.

Os agricultores estavam satisfeitos com a realização do seminário, como ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Renato Macedo. “Esse é um evento de grande importância para a agricultura familiar de São Sebastião do Passé, é um aprimoramento do trabalhador rural para que ele venha a ter melhoria e prosperidade na produção e também evitar acidentes na zona rural. É muito importante esse apoio para o agricultor, fico muito agradecido”, disse Renato.

Texto: Nara letícia
Fotos: Gilson Santana