Prefeitura realiza formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD

Cerca de 200 alunos de escolas da rede municipal participaram da ação

Sexta, 19 de Julho de 2019.

A Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, através do 10º Comando Independente da Polícia Militar, realizou na tarde de ontem (19/07), na Quadra Mário Cruz, a Formatura do PROERD, ação que tem como foco alertar os alunos sobre o uso de drogas, álcool e violência, para que eles desenvolvam habilidades que permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

Estiveram presentes no ato o vice-prefeito Fábio Argolo, a secretária de Educação e Cultura, Márcia Regina Leal, o Major Mesquita Comandante da 10ª CIPM de Candeias, a soldado e instrutora do PROERD, PM Kríscia, o soldado e instrutor do PROERD, PM Simplício, demais autoridades, servidores da Educação, pais e alunos.

O Major Mesquita comandante da 10ª companhia Independente da Polícia Militar de Candeias, comentou sobre o Programa. “O Proerd surgiu nos Estados Unidos como uma forma de sensibilizar os estudantes para o abuso de drogas e questões de violência contra eles e os colegas. A nossa ideia é prevenir, alertar, sensibilizar aos futuros cidadãos sobre os perigos que eles podem encontrar na vida”, disse o comandante.

O Programa busca educar as crianças e adolescentes através de um modelo sólido de tomada de decisão, para que não ingressem no mundo das drogas, com aplicação de currículos para a Educação Infantil, Anos Iniciais, 5º e 7º ano do Fundamental I e II e também para a comunidade. “Esse trabalho que é feito com os nossos estudantes é importante e muito produtivo no nível do conteúdo disciplinar e de valores. Faz com que a visão da corporação seja entendida pelos estudantes e a partir disso, eles sejam multiplicadores em suas famílias, e se afastem de práticas erradas. Essa parceria é muito importante e só traz benefícios, contou a secretária de Educação, Márcia Regina.

Cerca de 200 alunos das escolas Luis Viana Filho, Lindaura Monteiro Câmara, Dr. João Paim, Rômulo Galvão e Agostinho do Amaral dos anos iniciais da 5ª e 7ª serie do Ensino Fundamental receberam o certificado do Proerd e agora são multiplicadores do Programa. “Esse projeto é maravilhoso, por que além de prevenir quanto às drogas e a violência, também dá discernimento as crianças para cuidar e valorizar a família. Quero parabenizar a Polícia Militar por essa grande parceria com a nossa gestão”, concluiu o vice-prefeito.

Logo após a composição da mesa pelas autoridades presentes, os alunos receberam os certificados e os que foram destaque durante a realização do projeto foram convocados para a leitura da redação sobre o programa. Os alunos ficaram satisfeitos com a realização do Programa e falaram sobre o que aprenderam. “Gostei muito do Proerd e aprendi que não devemos nos envolver com drogas e bebidas. Foi muito bom”, declarou Daiane da Silva da Cruz, da Escola Rômulo Galvão. Já Jennifer dos Santos Ferreira, da Escola Lindaura Monteiro Câmara, falou da felicidade em participar do programa. “O Proerd mudou a minha vida por que quem mora em local que tem drogas tem que ter pelo menos a base do que é a droga e o que não é. Muitas táticas foram apresentadas pelos instrutores para nos mantermos fortes e perseverantes longe das drogas. Estou muito feliz e quero participar mais vezes”, finalizou ela.

Texto: Nara Letícia