Produtores sebastianenses participam de curso de tratorista

15 alunos estão sendo capacitados pelo SENAR com apoio do Sindicato dos Produtores e da Prefeitura

Agricultura
Quarta, 07 de Agosto de 2019.

Nesta quarta-feira (07/08), com total apoio da Prefeitura, o Sindicato dos Produtores Rurais de São Sebastião do Passé e o Sistema Faeb/Senar iniciaram as aulas práticas da segunda turma do curso de tratorista com ênfase em mecanização agrícola. A capacitação começou com aulas teóricas no Colégio Polivalente e seguiu com aulas práticas de quarta a sexta-feira (07/08 a 09/08), no Parque de Vaquejada. O curso visa a formação de 15 operadores de tratores e implementos agrícolas na manutenção e uso do maquinário.

“Nesse curso abordamos, principalmente, a parte de segurança. Quando a gente vê acidentes envolvendo tratores, as principais causam são a falta de conhecimento do operador ou o excesso de confiança pelo tempo de experiência. A nossa ideia é provocar essa mudança de visão do operador com situações erradas e mostrar como fazer corretamente. Estudamos também o sistema da máquina, o solo, a água e o processo de preparação do solo”, comentou o instrutor do SENAR, Hugo Souza.

O aluno Naílton Braga, de 28 anos, aprovou a iniciativa de capacitação da mão de obra sebastianense. “É sempre bom você aprender mais e se qualificar, porque amanhã depois pode surgir a oportunidade e vamos estar aptos para servir à função. Muito bom”, avaliou ele.

EXEMPLO

As mulheres seguem assumindo espaços que antes eram apenas ocupados por homens, e no curso de tratorista em São Sebastião do Passé não é diferente. Única mulher da turma, Ana Carolina Teixeira, de 23 anos, é um exemplo para as sebastianenses. Ela explica o que a levou a participar da capacitação. “Eu fui criada no meio rural, no campo, e sempre tive muito contato com essa área. Nunca tinha ido para essa parte de trator, de máquinas, agora estou em busca de adquirir um pouco mais de conhecimento teórico e prático para trabalhar com isso”, finalizou ela.

Texto:
Diego Costa