Plano de Emergência da Prefeitura contém casos suspeitos de infecção e situação é normalizada

Materiais foram enviados ao Lacen para perícia; contaminação da água é principal hipótese

Sexta, 14 de Fevereiro de 2020.

No final da tarde desta quinta-feira (13), cerca de 40 alunos e alunas do turno vespertino do SECPM Dr. João Paim, em São Sebastião do Passé, deram entrada no Hospital Municipal Dr. Albino Leitão com sintomas de febre, vômito, dores abdominais e tontura. Diante da gravidade da situação, a Prefeitura, através das secretarias de Saúde e Educação, criou um plano de emergência para atender as crianças, convocando profissionais de saúde e educadores.

A partir daí, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram a trabalhar em regime de plantão desde que as primeiras crianças começaram a chegar ao Hospital. Todas passaram por triagem, foram avaliadas, fizeram exame de sangue e foram hidratadas e medicadas.

Em paralelo, a Prefeitura, através de Decreto 006/2020, instaurou sindicância administrativa, onde uma Comissão formada por secretários municipais, Pastoral da Criança, membros do Conselho Tutelar e de Alimentação Escolar, e representante da Polícia Militar, membro do corpo gestor da escola, deverá apurar os fatos ocorridos.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB – em conjunto com a Vigilância Sanitária do município, colheu amostras da água e dos lanches servidos, que foram enviados ao Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública para análise. E por decisão do prefeito, Dr. Breno Konrad, foi prestada uma queixa na Polícia Civil, através do Boletim de Ocorrência número 250/2020, que instaurou processo de investigação criminal, além de solicitar equipe da Perícia Técnica para averiguar os fatos ocorridos.

As aulas foram suspensas e o Colégio está interditado temporariamente para investigação da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária. Até as 19 horas desta sexta-feira, (14), 150 crianças deram entrada no Hospital Albino Leitão, 98 receberam alta e 12 foram transferidas para hospitais em Feira de Santana e Salvador, por conta de problemas médicos preexistentes, como asma. Destas crianças transferidas, duas receberam alta. Outras prefeituras da região, a exemplo de Pojuca, Catu, Candeias, São Francisco do Conde e Dias D’Ávila, ofereceram ajuda.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Sebastião do Passé continua trabalhando em plantão, com todos os seus profissionais mobilizados e prestando toda a assistência às crianças e suas famílias, que, inclusive estão fazendo suas refeições na unidade hospitalar. A entrada de novos pacientes diminuiu consideravelmente neste momento, a situação está sob controle e estima-se que será normalizada nas próximas horas.

Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé.