Hospital Albino Leitão monta ala para atender pacientes com sintomas respiratórios durante pandemia

Saiba mais sobre a estrutura do HMAL para atendimento de casos suspeitos e positivos da Covid-19

Covid19
Sexta, 12 de Junho de 2020.

Diante da pandemia do coronavírus, o Hospital Municipal Albino Leitão reorganizou sua estrutura e o fluxo de atendimentos para atender a demanda de pacientes com sintomas respiratórios ou com suspeita de síndrome gripal. A nova estrutura dispõe de três salas no primeiro andar da unidade: a primeira é para isolamento e internamento no isolamento; a segunda é utilizada para coleta de sangue e swab (material do nariz) que são enviados para análise; e a terceira sala conta com monitores e respiradores para pacientes em estado grave e precisem aguardar a regulação para unidades de referência. A reorganização teve a participação de todos os funcionários da unidade.

A entrada de pacientes no Hospital também sofreu alterações. Um acesso exclusivo para pacientes com sintomas gripais foi criado e funciona da seguinte maneira: o paciente que tiver sintomas respiratórios ou qualquer suspeita de síndrome gripal será encaminhado através da entrada da ambulância para o primeiro andar pela rampa, sem contato com pacientes e funcionários que estiverem na emergência.

“Lá em cima, a equipe conta com um médico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, que foram indicados para atender esses pacientes. A enfermeira faz uma pré-triagem para avaliar se o paciente tem sintomas e necessidade de atendimento médico. Se a pessoa tiver critérios para atendimento no isolamento, a enfermeira faz o encaminhamento para a avaliação”, explica o diretor do Hospital, Dr. Eduardo Rocha.

Duas salas também foram separadas no primeiro andar para que os médicos façam a troca de roupas com segurança. “Existe uma sala de paramentação, onde médico vai se vestir com a roupa estéril, que não foi utilizada, para atender o paciente. Ao final da avaliação, o médico vai até a sala de desparamentação para retirada da roupa sem contaminar o ambiente”, completou Dr. Eduardo.

Se o paciente tiver sintomas leves, o médico adotará o protocolo de internamento domiciliar e liberar para casa. Se for um caso grave, o médico vai indicar o internamento e coleta do material para análise.

Vale lembrar que nesse período de pandemia da Covid-19, o Hospital Municipal Dr. Albino está realizando apenas atendimentos de urgência e emergência e restringiu visitas para garantir a segurança de profissionais e pacientes internados.

Fotos:
Gilson Santana