Covid-19: Prefeitura inicia vacinação para crianças de 5 a 11 anos

Andrey Silva e João Pedro foram as primeiras crianças vacinadas no município nesta terça-feira (18).

Quarta, 02 de Fevereiro de 2022.

Em um momento marcado por muita emoção, Andrey Silva Teixeira e João Pedro Nascimento, de 11 anos, foram as primeiras crianças imunizadas no município contra a COVID-19. A Prefeitura de São Sebastião do Passé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação nesta terça-feira (18), durante a missa na Igreja Matriz.

Andrey estava acompanha da mãe, Fernanda Teixeira, que expressou a sua alegria ao ver o filho imunizado. “É um sentimento de muita emoção, de muita felicidade, de agradecer muito a Deus, por que é vida, né? A vacina é vida”, declarou Fernanda Teixeira.

Logo após, houve a abertura oficial da vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Péricles Rodrigues, que contou com a presença de diversos personagens infantis para alegrar a garotada. O imunizante utilizado para a vacinação das crianças é o da Pfizer (comirnaty), com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose. A vacina possui composição específica para crianças de 05 a 11 anos. A expectativa da Secretaria de Saúde é que 4.149 crianças desse grupo recebam o imunizante.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do município, Alzenir Lago, foi montado um esquema especial para a vacinação. “A estratégia foi pensada em contemplar o público infantil de forma escalonada por idade, evitando aglomerações e buscando otimizar o tempo de vacinação”, ressaltou ela.

A imunização está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município, das 08h às 15h30 e neste primeiro momento, para crianças de 05 a 11 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente e crianças de 11 anos sem comorbidades. Com a chegada de mais doses da vacina, a programação será ampliada.

Para comparecer a um dos postos de vacinação as crianças deverão estar acompanhada dos pais ou responsáveis legais, maior de idade. As crianças deverão apresentar cópia e original do cartão do SUS ou CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação. Os responsáveis deverão apresentar documentos originais e cópias com foto. Para crianças com comorbidades, é necessário apresentar relatório médico e documentos originais e cópias. No caso de outro responsável: Apresentar documento original, cópia e declaração de responsabilidade; sendo os avós, faz-se necessário a apresentação da certidão de nascimento da criança. Os pais ou responsáveis deverão procurar o posto do seu bairro.

Fotos: Valter Jr./Ascom