Formação pedagógica 2022 foi marcada por acolhimento, integração e conhecimento.

26 oficinas simultâneas sobre a Recomposição da Aprendizagem foram realizadas

Sexta, 11 de fevereiro de 2022.

A formação pedagógica realizada entre os dias 08 e 11/02 pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, foi um evento integrado, inovador no município e trouxe muitos conhecimentos aos profissionais de educação que participaram das oficinas formativas. No dia 08/02, à tarde e no dia 09/02, as oficinas foram realizadas no SECPM Dr. João Paim com os temas: Currículo na Recomposição da Aprendizagem e Metodologias Ativas para os educadores das seguintes áreas de atuação: Educação Infantil, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

“Esse evento formativo traz integração, conhecimento e informação. Foram realizadas 26 oficinas estratégicas simultâneas em todos os níveis e modalidades da Educação para que os professores estejam diante de algumas referências nacionais nesse campo e estejam aprendendo e ensinando, e fazendo disso, um espaço para que a partir de um diagnóstico profundo feito sobre o ambiente educacional do município, se tenha uma discussão qualificada em relação à educação que temos, principalmente nesse momento pandêmico, para chegarmos à educação que queremos, e planejarmos um ano de 2022 virtuoso com profunda recuperação da aprendizagem educacional em São Sebastião do Passé. Tudo aqui é inédito e transformador”, enfatizou Rodrigo Santos, diretor técnico do evento.

Nos dias 10 e 11/02, foram realizadas as ações de planejamento do ano letivo em todas as unidades escolares do município. Para a professora Gilmara, a formação pedagógica contribuiu para a elaboração do planejamento de volta às aulas. “É um momento de reencontro e também um momento de repensar a educação, principalmente agora com esse retorno, após esses anos de pandemia. A gente agora pretende repensar e retomar a aprendizagem dos alunos que passaram tanto tempo fora do contexto de sala de aula. Vamos pensar com carinho, com cuidado como recompor e recuperar a aprendizagem desses alunos. Um momento de muito aprendizado, muita troca e muita escuta que vai nos dar subsídios e ferramentas para iniciar o ano letivo”, declarou Gilmara Dórea, professora e diretora da Escola Graciliano Ramos.

Fotos: Abimael Miranda/Ascom