Completar o esquema vacinal contra a Covid-19 pode evitar internações e quadros graves da doença

Fotos: Abimael Miranda/Ascom

Terça, 08 de março de 2022.

Moradores de São Sebastião do Passé que tiveram a COVID-19 duas vezes relatam como foi importante ter tomado as doses da vacina para evitar internações e quadros graves da doença. Durante a nova onda de contaminação da Covid-19, derivada da variante Omicron, foi possível observar a queda no número de casos graves da doença e internações devido à vacinação, visto que, os casos relatados na imprensa de internamentos e mortes foram de pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina e não completaram o esquema vacinal com a segunda ou terceira dose.

Para a enfermeira Taiala Castro de Andrade, a vacinação é essencial para o não agravamento da doença, já que na primeira vez que ela foi infectada, ficou 15 dias internada. “Eu só descobri que estava com COVID-19, porque precisei fazer o teste no trabalho, devido uma colega testar positivo, mas dessa segunda vez, eu não tive nenhum sintoma devido a vacina, pois eu já tinha tomado as três doses. Na primeira vez que eu tive a doença em 2020, eu tive vários sintomas, como tosse, falta de ar, saturação baixa, precisei ficar internada, sendo 10 dias de UTI e 5 dias de internamento. Momentos antes de ser entubada tive uma melhora, devido a uma nova posição que me colocaram e não precisei mais de intubação”.

Ela conta ainda sobre a importância de ter tomado as doses de reforço e ter evitado ter um quadro grave da doença novamente. “A vacina foi fundamental para que dessa segunda vez eu não ficasse em estado grave como na primeira vez e nem tivesse sintomas. As pessoas que ainda não se vacinaram ou não tomaram a dose de reforço procurem o posto de vacinação para poder se vacinar, por que a vacina é eficaz e salva vidas. A vacina não evita que você pegue a doença, por isso reforço o pedido para que as pessoas continuem mantendo as medidas de segurança, usem máscara, evitem aglomerações e higienizem as mãos”, declarou ela.

Dráuzio Varella, médico e escritor, fala sobre a importância da terceira dose em vídeo publicado no seu site, em 2022. “Nós temos que entender que a terceira dose é necessária, que não é um simples reforço para quem já estava bem defendido do ponto de vista imunológico. Não. Ela é necessária para que nós não tenhamos formas mais graves da doença. Chegou a sua vez? Vai lá e toma a terceira dose. Na verdade, o que nós sabemos hoje é que a vacina precisa de três doses e não duas. Então, o esquema vacinal tem que ser programado assim: tomou a primeira dose, no dia certo vai lá tomar a segunda, e depois toma a terceira, como parte do esquema vacinal. Não deixe de tomar a terceira dose de jeito nenhum, seja você jovem, mais velho ou até criança”. (DRAUZIO VARELLA, 2022).

Cláudio Ramos, Diretor de Comunicação e Eventos, comentou sobre como a vacinação foi essencial para que ele não tivesse um quadro grave da doença na segunda vez. “Reflitam, pensem direitinho e vacinem-se, porque eu sou prova viva de que a vacina funciona e funciona bem. Se eu for avaliar meu quadro clínico da primeira vez para a segunda, tem muita diferença, na primeira vez ainda não tinha começado a vacinação, fiquei em estado grave e internado e nessa vez agora, já tinha tomado as duas doses da vacina e só tive um sintoma leve, o nariz entupido. Graças a Deus que a medicina, os pesquisadores conseguiram a vacina. O que eu estou vendo atualmente é que as pessoas que estão internadas são as que não tomaram a primeira dose e nem completaram o esquema vacinal”, conclui Ramos.

VARELLA, Draúzio. Terceira dose da vacina não é só reforço, é necessária. Drauzio Varella, 2022. Disponível em https: //drauziovarella.uol.com.br/videos/coronavirus-videos/terceira-dose-da-vacina-nao-e-so-reforco-e-necessaria/