Número de beneficiados do Programa Auxílio Brasil aumenta e fortalece a economia no município

Fotos: Abimael Miranda / ASCOM

Quarta, 09 de março de 2022.

O número de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, aumentou no município em 2022. O trabalho realizado pela Prefeitura de São Sebastião do Passé, através da Secretaria de Assistência Social, por meio de visitas domiciliares, agendamentos e atendimentos foi fundamental para que mais munícipes fossem contemplados no programa. “Mesmo com a suspensão de algumas atividades devido à pandemia, os atendimentos do Auxílio Brasil não foram interrompidos. A equipe da SMAS seguiu realizando as atualizações do CadÚnico, e, no final do ano, as visitas para a inclusão de novos beneficiários foram retomadas”, disse Aline Teixeira, secretaria da pasta. Com o aumento no cadastro e as atualizações de dados realizadas pela equipe do Auxílio Brasil, o Governo Federal aumentou o número do repasse para o município e, com isso, foi possível beneficiar 684 novas famílias em janeiro, totalizando 6.745 famílias atendidas pelo Programa. O trabalho de fiscalização para a manutenção do benefício é feito em rede, por meio da Assistência Social, Saúde e Educação. Diversos serviços são ofertados aos beneficiários do Auxílio Brasil visando o avanço social das famílias através da oferta de cursos de capacitação que estimulam o empreendedorismo e a independência financeira. O aumento das famílias beneficiadas traz um impacto positivo para a economia no município. Atualmente, cerca de R$ 1.298.782,00 (um milhão duzentos e noventa e oito mil setecentos e oitenta e dois reais) são repassados mensalmente pelo Governo Federal através dos programas de transferência de renda e dos programas sociais geridos pela SMAS e circulam no comércio local, em compras nos supermercados, lojas e outros setores comerciais, movimentando a economia.